quinta-feira, 7 de abril de 2011

Relatório da Tecnologia

Na primeira aula de ourivesaria foi-nos feita uma apresentação dos professores, das profissões existentes neste curso, dos materiais que estariam ao nosso dispor na produção do nosso objecto de adorno e foi-nos enumeradas algumas regras e preocupações a ter dentro da oficina. Por fim fizemos diferentes experimentações em latão, com os diferentes cortes e texturas.
ÒMateriais:
Ò2 Limas grandes
Ò2 Limas pequenas
Ò7 Limas de calado
Ò1 Pinça de mola
Ò1 Pinça de solda
Ò1 Compasso de pontas secas
Ò
Ò1 Alicate pontas chatas
Ò1 Alicate de pontas redondas
Ò1 Tesoura de solda
Ò1 Régua
Ò1 Armação de cerra
Ò1 Lamina de cerra
Ò1 Pá
Ò1 Vassoura
Material com que podemos construir a nossa peça: 
ÒLatão e Cobre

ÒNa segunda aula fizemos uma apresentação individual dos estudos interiormente feitos e foi a aprovação acerca dos nossos projectos.
ÒDei início à realização do meu produto. Escolhi o meterias que iria usar para fazer a base do produto (cobre), copiei com papel vegetal a forma que anteriormente tinha sido estudada, passei a forma para o cobre e cortei-a com a cerra, de seguida cosi-a para que a pudesse modelar e modelei-a de modo a ficar côncava, fiz um buraco no cimo para que posteriormente pudesse colocar um fio para segurar o pendente e com a ajuda de um martelo e com um objecto de metal com uma esfera na ponta fiz uns relevos semi-esféricos na peça para representar a confusão em mim.

ÒNo terceiro dia em aula de oficina alterei parcialmente o meu projecto pois tínhamos tido aula de projecto no dia anterior e tinha realizado novos estudos, falei com a professora e foi-me dito para não começar um de novo então adaptei aquele que já tinha feito antes e fiz outra peça igual e continuei-o mas introduzindo as novas ideias. De seguida nessa mesma aula comecei, com arame de latão comecei a modelá-lo à sua volta criando o efeito desejado com a ajuda de um alicate de pontas redondas.

ÒNo quarto dia acabei de fazer o efeito com o arame que queria, simbolizando serenidade e acabei a peça. Tirei várias fotografias à peça e em deferentes vistas e diferentes fundos também fotografando os deferentes pormenores da mesma. No tempo que ainda restava da aula fui adiantando um pouco o relatório.

Ò Nos dias seguintes como já tinha a peça realizada fui experimentando outras técnicas e texturas fazendo outros objectos de adorno como anéis e um colar (que não ficou terminado).

Ò Achei esta tecnologia bastante interessante e talvez mesmo algo que queira seguir no futuro. Tive bastante facilidade a usar os materiais e a executar o que pretendia.

Sem comentários:

Enviar um comentário